Pilates é um método de exercícios desenvolvido por Joseph Pilates na década de 1920 que visa trabalhar a conexão entre mente e corpo, como uma unidade, de modo a melhorar a consciência corporal e dessa forma promover outros benefícios. A maioria dos exercícios são executados com a pessoa deitada. É atualmente uma técnica reconhecida para tratamento e prevenção de problemas na coluna vertebral.
Princípios do Pilates Joseph Pilates criou o método baseando-se em 6 princípios norteadores: concentração, centralização, fluidez, respiração, precisão e controle.
Pilates exercita principalmente os músculos centrais do corpo, responsáveis pela sustentação da coluna e dos órgãos internos: reto abdominal, transverso do abdômen, glúteo máximo, oblíquos internos e externos e músculos da parte inferior das costas.
importância da Centralização é a promoção de um dos mais conhecidos benefícios do Pilates: a reestruturação postural, alinhamento e estabilidade da coluna e consequente diminuição das dores nas costas.
Junto com o pilar da Concentração, o foco de qualquer exercício de Pilates é tirar o corpo do “piloto automático” de movimentos e trazer a consciência para o corpo, focando na completa e correta execução e não na velocidade.
Respiração Para a execução de qualquer atividade é necessário saber respirar corretamente, que nesse caso significa inspirar e expirar completamente, esvaziando os pulmões.
No pilates, a respiração correta auxilia no alívio de tensões e deve ser sincronizada com o ritmo dos movimentos para que não se tranque a respiração durante a realização de nenhum exercício.
Para Joseph Pilates, o ciclo respiratório correto começa pela inspiração torácica, depois a expiração do tórax superior, expiração do tórax inferior e então a expiração abdominal, terminando o ciclo.
A Precisão está relacionada à execução correta e objetiva dos movimentos, priorizando o controle, o equilíbrio e a qualidade, com leveza e sem pressa.
Além do controle necessário para a correta execução dos exercícios, o controle dos pensamentos também é necessário para que se mantenha atento ao momento presente.
Resultados da prática de Pilates Há evidências científicas consistentes de que o Pilates é eficaz para redução de dores lombares, que geralmente são causadas por má postura.[5] Esse efeito se dá principalmente pelo fortalecimento muscular na região lombar, alinhamento da postura e promoção de maior sustentação na coluna.